terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Oração de Natal



 
Senhor, nesta Noite Santa,
 
depositamos diante de Tua manjedoura
 
todos os sonhos, todas as lágrimas e
 
esperanças contidos em nossos corações.
 
 
 
Pedimos por aqueles que choram
 
sem ter quem lhes enxugue uma lágrima.
 
Por aqueles que gemem
 
sem ter quem escute seu clamor.
 
 
 
Suplicamos por aqueles que Te buscam
 
sem saber ao certo onde Te encontrar.
 
 
 
Para tantos que gritam paz,
 
quando nada mais podem gritar.
 
 
 
Abençoa, Jesus-Menino,
 
cada pessoa do planeta Terra,
 
colocando em seu coração um pouco
 
da luz eterna que vieste acender
 
na noite escura de nossa fé.
 
 
 
Fica conosco, Senhor!
 

 Assim seja!
 
 (autor desconhecido)
 
 

                                            
                                           Meus Queridos
Tê-los como amigos é um presente que se renova a cada dia.
A amizade e o carinho de cada um de vocês me fortalece e anima.
MUITO OBRIGADA é o que posso lhes dizer.
Desejo a cada um, em particular, um FELIZ NATAL e um NOVO ANO de 
muitas bênçãos, saúde, alegrias, paz  e que todos os seus sonham possam ser realizados...
 
Tida Bolognani

domingo, 20 de dezembro de 2009



Dezembro é um ano muito bonito e significativo para mim. Desde pequena, minha casa , na figura de minha mãe, preparava-se para o grande dia/noite de Natal. Éramos muitos, mas colocávamos os sapatinhos debaixo da cama e, no dia seguinte, encontrávamos nossos presentes junto a eles.

Lembrança que jamais sairá de minha memória. Íamos para a rua, todas as crianças e brincávamos felizes. Naquele tempo a inocência comandava e ficávamos satisfeitos com o pouco que recebíamos e que era muito para meus pais nos darem.

Todos seguiram seu rumo depois de adultos. O mês de dezembro não mudou em nada, pois essa data era comemorada e os filhos casados voltavam para o lar e com seus filhos enchiam de rumor e brincadeiras a casa enfeitadae iluminada. Minha mãe, em meados do mês, preparava o cardápio para os dias de recepção e agradava com preparativos na cozinha. Alguém vestia de papei noel e as crianças faziam a festa.

O costume era irmos à missa do galo, ceiar e depois é que o tão esperado velhinho aparecia para a entrega dos presentes. Surpresa, contentamento, algazarra,abraços apertados, folia faziam parte da noite. Era o acontecimento do ano. Delícia e maravilha.

A primeira morte foi de meu pai, mas nada mudou e continuamos a tradição. Mesmo hoje com poucas pessoas em casa, realizamos o Natal como sempre foi. deixamos de ir à missa, porém fazemos nossas orações.

Natal é sinônimo de festa, aconchego, amizade, contentamento e das datas festivas do ano é das que mais amo. Papai noel, árvore, sinos, luzes, enfeites, presépio, flores, guirlandas, tudo me encanta pela beleza e magia que fazem meu coração disparar. Meus pensamentos se confundem entre passado e presente, minha história volta a ser desenhada e gosto do que vejo e sinto.

As ruas ficam movimentadas, num corre corre, lojas cheias, pessoas procurando seus presentes, esbarrando umas nas outras. É tempo de Natal. É tempo de alegria, porque deveria acontecer em nós o renascimento, a transformação, a mudança necessária para que nos tornássemos 'gente melhor'.

Não sei. Nesse mundo capitalista e manipulador, penso que não muitos pensam no verdadeiro significado desse dia tão glamuroso. Deus anda esquecido, embora Ele nunca se esqueça de nós.

Está presente no dia a dia, em todos os meses e dias do ano, ao nos presentear com uma vida com saúde, ao nos saudar em cada novo dia com seu sorriso maroto e encantador, com seus sinais invisíveis e abstratos que só os mais privilegiados enxergam. Possivelmente não esteja entre os escolhidos, com certeza chegará meu dia e me curvarei ante sua luz brilhante.

Enquanto isso sigo minha estrada sinuosa e descobrindo muitos segredos que ainda tenho a desvendar.

Feliz Vida! Feliz Natal!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Dentro e Fora - Luan Jessan




"Por fora, tenho tantos anos que você nem acredita.
Por dentro,doze ou menos, e me acho bonita.
Por fora, óculos, algumas rugas, gordurinhas, prata nos tintos cabelos.
Por dentro sou dourada, alma imaculada, corpo de modelo.
Por fora, em aluviões, batem paixões contra o peito.
Paixões por versos, pinturas, filosofia e amigos sem despeito.
Por dentro, sei me cuidar, vivo a brincar, meio sem jeito.
Não me derrota a tristeza, não me oprime a saudade, não me demoro padecente.
E é por viver contente que concluo sem demora:
É a menina que vive por dentro,
que alegra a mulher de fora".
 
Recebi esse poema de uma  amiga muito querida e gostei tanto que decidi postá-lo..
Os versos falam por si ...
 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009



Quando escrevi o primeiro texto no blog', não imaginava a repercussão que teria. Fiquei surpresa, porque gosto de escrever, porém textos bem simples e, muitas vezes, pessoais. É meu jeito de construir meu mundo e perpetuá-lo pela escrita. Aprendo todos os dias que o processo criativo é contínuo. Espero, seja proveitoso para mim e para os outros, quanto a fazer bem a mim e a meus co-autores! Em meu tempo, vou me soltando e agradeço quem me visita, quem me segue, porque não há como divulgar um trabalho e muito menos conseguir seguidores fiéis.

Ao surgir a primeira palavra, convenhamos, não se pensa em ninguém, a não ser em deixar as palavras fluírem devagar e brotarem lentamente como a semente em terra fértil. Quem tem boa mão, tudo que se planta, brota. Ao contrário, sem essa característica, é difícil fazer da terra nascer um verdinho que seja, mesmo uma folhagem e/ou flor fácil de vingar!

Quando entrei na faculdade, escolhi o curso de Letras, pois gostava de Português, e, hoje, amo-o imensamente, mas ser professora do idioma pátrio não quer dizer, absolutamente, que tenha habilidade para ser uma literata. Mas a vida dá muitas voltas e 'nessas voltas eu vou', como diz a letra de uma canção infantil de Lili. Comecei, assim, minha arte na escrita.

Em cada sinal está minha personalidade, meus sentimentos, minhas crenças, meus princípios! E, após cada postagem, recebo comentários elogiosos a essa nova distração e, muitas vezes, não acredito, ainda, que sejam dirigidos a mim. Às coisas que escrevo.

Há pessoas que reconhecem seu talento: 'sei escrever'! Essa coragem me falta, por excesso, talvez, de senso crítico. Afirmo, no entanto, que não me faltam outros talentos, mas insisto nessa nova descoberta, de me desnudar.

Meu 'desnudamento ' aconteceu e foi muito bom!  A palavra possui o dom de nos fazer, também, renascer. Concretizamos nosso pensamento, sonho e fantasia por meio delas. Linguagem e pensamento se confundem, porque caminham juntos. Aí é que entra a nudez. Realizamos nossa tarefa de nos fazer conhecer, de mostrar nossa pele, mediante esse instrumento, de uma forma verdadeira e transparente, consciente ou sensitiva, dependendo apenas de uma dança mental na afinação de uma orquestra harmoniosa e melódica:o ritmo das palavras.

As impressões são valiosas. Valem pela aproximação, pela gentileza, pela sinceridade, pelo respeito ao autor. Essas impressões são como a carícia deliciosa de um toque suave em meu rosto/ego. E o abraço é grande, amplo e forte de amigos invisíveis que fazem a diferença.

As palavras têm ritmo, sua dança é lenta, mas o rodopio com elas me garante uma felicidade, como diria Clarice, clandestina! Eu sinto!