terça-feira, 15 de setembro de 2009

As coisas simples da vida

Há épocas de nossa vida em que somos surpreendidos por agradáveis acontecimentos que nos levam a ‘fazer as pazes com a vida’! Experiências simples, mas nos deixam imensamente felizes. Desde crianças aprendemos que, quando adultos, devemos ter uma boa profissão, por meio do estudo, claro, ter responsabilidade, ganhar nosso próprio dinheirinho e ser o mais rápido independente dos pais! Passamos a maior parte de nosso tempo no trabalho e continuamos, ao entrar nesse ritmo, sem que seja possível, pela rapidez com que os fatos acontecem, viver com qualidade, porque a roda gira e giramos com ela.

Afinal o mundo é uma bola de pingue-pongue, quanto mais longe for jogada mais bela a partida!

Ninguém nunca nos ensinou que a ociosidade é necessária, o ficar à toa é bom, meditar nos faz bem, tirar uma soneca após o almoço nos beneficia e demais coisas de que nos esquecemos em nosso dia-a-dia. Felizmente temos a chance de recomeçar quando não se trabalha fora (como no meu caso) e aí descobrimos a maravilha que é viver desfrutando da simplicidade da vida.

Que delícia dormir com uma roupa de cama limpinha, cheirosa e macia;
saborear uma comidinha como arroz, feijão, batata frita, saladinha e bife;
descascar mexerica no quintal debaixo do sol de inverno e comer as jabuticabas no pé;
as flores das jabuticabas antes de se tornarem frutos;
apanhar pitangas;
ter animais em casa (cura qualquer depressão);
conversar com amigos que discutem sobre tudo com inteligência e bom humor diante da vida e ficar contente com as boas novidades.
olhar gatinhos filhotes brincando entre eles;
preparar um chazinho à noite com bolachinhas antes de dormir.

Que felicidade encontrar velhos amigos e simples, apesar da nobreza de caráter e vida. Que gostosura escutar uma voz amiga! É a simplicidade uma forma de viver que nos delicia e nos faz degustar cada momento vivido, porque não se sabe quando se poderá ter de perto a felicidade novamente.

Simples é degustar o alimento que faz bem ao espírito! Não valorizamos e nem cultivamos pequenos e raros prazeres!

Quantos deslumbramentos diante da vida, se aproveitássemos melhor nosso tempo. Acumulamos hábitos que nem sempre nos fazem bem, apegamo-nos às coisas sem relativizar seu valor e deixamos de lado nossa prioridade maior que é viver a vida com menos! Quanta gostosura caminhar de braços dados com a natureza tão pródiga e tão rara nos dias de hoje. Nessa época, quase primavera, ela aparece colorida pelos ipês de setembro e pelas flores que se vê nos alpendres e jardins das casas.

Não se pode, porém, pensar que ser simples é ser simplório! Podemos viver muito bem ao simplificar em vez de complicar tudo!

Esquecemos que nossa existência é única, não podemos retroceder no tempo e nem adivinhar o futuro, portanto que a vida nos seja leve e suave. E, se não podemos viver mais simplesmente, que tenhamos a graça de ultrapassar limites e superar nossas fraquezas, possível e razoavelmente bem humorados, pois, está cientificamente provado que o amor por si mesmo é o melhor remédio para todos os males.

A vida, então, passa a ser vivida como deve, com despojamento e com visibilidade para que cada um se alimente dela com dignidade e sabedoria!

9 comentários:

  1. Tidinha seu blog está lindo de viver!!!
    E vc escreve muito bem, adorei ler degustar a vida...acho que existem coisas tao simples que pelo fato da simplicidade as vezes esquecemos de aprecia-las, e sao tao maravilhosas né?
    Beijokas sou sua fã numero 1 .

    ResponderExcluir
  2. Viver é muito simples, nós é que complicamos...
    A felicidade tá no simples, como apreciar um por do sol, ver a beleza de uma flor, apreciar o canto de um pássaro, ver a beleza nas noites de lua cheia, enfim... Isso é saber viver, aproveitar o que de mais belo a vida nos oferece..
    Procuremos viver mais na simplicidade e com certeza, viveremos melhor..
    Mas , com essa cara nova, tá mesmo lindo o blog...
    Hoje tô sem inspiração....rsrs

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto, tia! E bem leve tb!!! Se todo mundo conseguisse "simplesmente viver" seria ótimo para todos!!! É bom pra alma saber viver com simplicidade.
    Adorei!!!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhhhh!!! Vc vai longe como escritora!!!
    Beijosss de novo!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do seu blog. Parabéns. Sou cunhada da Luciana e tenho um blog também. Se quiser passar por lá, será muito bem vinda. Tem até um texto sobre a família dela e seus cães. Hehe...
    http://sombranapenumbra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. tudo muito lindo parabéns !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. muito bom vc esta de parabens bom dia

    ResponderExcluir

Leia e comente. Acato idéias, sugestões, críticas e sua opinião só irá me ajudar a crescer.
Obrigada
:)*