sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O livro/ filme ' O Leitor'

Sou tão fascinada pelo cinema que procuro canais na TV em que sempre há algum sendo transmitido. Vejo filmes bons, ruins, pela metade. Gosto de históricos, romances, drama, filosóficos, de algumas comédias, enfim de quase tudo, porque não gosto de violência de espécie alguma. O cinema é a magia que me desliga totalmente do mundo real!

Observa-se que, quando há livros transformados em filme, o que se nota é que primeiro se assiste ao filme e depois lê-se o livro. Ocorreu o inverso comigo, li o livro e assisti ao filme. Refiro-me a “O leitor” escrito por um alemão Bernhard Schlink, num estilo simples e emocionante.

Os personagens centrais são Hanna, magistralmente interpretada por Kate Winslet e Michael, um ator novo por mim desconhecido e cumpre com fidelidade seu papel, Ralph Fiennes. O autor narra com austeridade a história, sem diálogos desnecessários e com fluência nos emociona pela beleza interior que os dois personagens carregam com uma emoção contida e lírica. E o mesmo ocorre no filme que se passa numa Alemanha entre o pré e pós guerra.

Na Alemanha pós Segunda Guerra, o adolescente Michael Berg conhece Hanna, uma estranha com o dobro de sua idade. Hanna gosta de ouvir histórias lidas por Michael até que um dia ela desaparece. Anos depois, Michael reencontra com Hanna em um tribunal, onde ela é julgada por seu envolvimento com o nazismo.

Há no filme uma discussão jurídica, que versa sobre a natureza humana, a culpa dos alemães, o conflito de gerações, o dever moral de agir diante de uma injustiça, o direito de defesa e muito mais. O livro é bem mais rico que o filme muito embora o filme tenha se mantido fiel ao tema do livro.

Um romance maravilhoso sobre o amor, a compaixão e a vergonha. Sobre as feridas abertas e não cicatrizadas, sobre uma geração perseguida por um passado que não viveu, mas sob cuja sombra é obrigada a viver.

Livro e filme deslumbrantes, entre culpados e inocentes, com palavras e silêncios. Comovente, terno e de extrema beleza.

Enfim, recomendo tanto o livro quanto o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia e comente. Acato idéias, sugestões, críticas e sua opinião só irá me ajudar a crescer.
Obrigada
:)*