domingo, 20 de dezembro de 2009



Dezembro é um ano muito bonito e significativo para mim. Desde pequena, minha casa , na figura de minha mãe, preparava-se para o grande dia/noite de Natal. Éramos muitos, mas colocávamos os sapatinhos debaixo da cama e, no dia seguinte, encontrávamos nossos presentes junto a eles.

Lembrança que jamais sairá de minha memória. Íamos para a rua, todas as crianças e brincávamos felizes. Naquele tempo a inocência comandava e ficávamos satisfeitos com o pouco que recebíamos e que era muito para meus pais nos darem.

Todos seguiram seu rumo depois de adultos. O mês de dezembro não mudou em nada, pois essa data era comemorada e os filhos casados voltavam para o lar e com seus filhos enchiam de rumor e brincadeiras a casa enfeitadae iluminada. Minha mãe, em meados do mês, preparava o cardápio para os dias de recepção e agradava com preparativos na cozinha. Alguém vestia de papei noel e as crianças faziam a festa.

O costume era irmos à missa do galo, ceiar e depois é que o tão esperado velhinho aparecia para a entrega dos presentes. Surpresa, contentamento, algazarra,abraços apertados, folia faziam parte da noite. Era o acontecimento do ano. Delícia e maravilha.

A primeira morte foi de meu pai, mas nada mudou e continuamos a tradição. Mesmo hoje com poucas pessoas em casa, realizamos o Natal como sempre foi. deixamos de ir à missa, porém fazemos nossas orações.

Natal é sinônimo de festa, aconchego, amizade, contentamento e das datas festivas do ano é das que mais amo. Papai noel, árvore, sinos, luzes, enfeites, presépio, flores, guirlandas, tudo me encanta pela beleza e magia que fazem meu coração disparar. Meus pensamentos se confundem entre passado e presente, minha história volta a ser desenhada e gosto do que vejo e sinto.

As ruas ficam movimentadas, num corre corre, lojas cheias, pessoas procurando seus presentes, esbarrando umas nas outras. É tempo de Natal. É tempo de alegria, porque deveria acontecer em nós o renascimento, a transformação, a mudança necessária para que nos tornássemos 'gente melhor'.

Não sei. Nesse mundo capitalista e manipulador, penso que não muitos pensam no verdadeiro significado desse dia tão glamuroso. Deus anda esquecido, embora Ele nunca se esqueça de nós.

Está presente no dia a dia, em todos os meses e dias do ano, ao nos presentear com uma vida com saúde, ao nos saudar em cada novo dia com seu sorriso maroto e encantador, com seus sinais invisíveis e abstratos que só os mais privilegiados enxergam. Possivelmente não esteja entre os escolhidos, com certeza chegará meu dia e me curvarei ante sua luz brilhante.

Enquanto isso sigo minha estrada sinuosa e descobrindo muitos segredos que ainda tenho a desvendar.

Feliz Vida! Feliz Natal!

2 comentários:

  1. Natal...
    É o mês de confraternização Agradecimento pela vida
    Bênçãos ao filho de DEUS
    União, amor, reflexão!

    Que o bom velhinho traga um saco cheinho de paz,
    harmonia, fraternidade
    Que o gesto de ternura se estenda de várias mãos
    Que ao som dos sinos
    O amor exploda em toda direção!

    FELIZ NATAL!
    UM ANO NOVO DE FÉ E SUCESSO!

    Modesto & Daniela

    ResponderExcluir
  2. Agora preciso de ajuda, como coloco música no meu?
    http://modestojunior.zip.net/

    ResponderExcluir

Leia e comente. Acato idéias, sugestões, críticas e sua opinião só irá me ajudar a crescer.
Obrigada
:)*