sábado, 21 de agosto de 2010

Benefícios do sorriso





"Este é um daqueles temas que têm apaixonado cientistas. As suas descobertas são surpreendentes.


De acordo com os estudos, as mulheres sorriem mais vezes do que os homens. O sorriso feminino é, por norma, intenso e espontâneo, ao contrário do masculino, mais racional.


As últimas investigações internacionais já identificaram oito boas razões para sorrir ou dar uma gargalhada. Está à espera de quê para soltar já uma?


1. Previne doenças

A respiração acelera os batimentos cardíacos, também, será que rir faz mesmo bem à saúde? Especialistas confirmam: após uma gargalhada, a respiração torna-se mais profunda que contribui para uma redução da tensão arterial, uma melhor oxigenação do sangue e aporte de nutrientes ao organismo.


2. Aproxima-o dos outros


O sorriso tem uma função primordial: expressar emoção e criar elos entre as pessoas. Os bebês usam-no desde logo para se comunicar e, ao longo da vida, este marca a sua imagem e interfere na forma como se relacionam com os outros.


Inclusivamente, quando não está a ser visto, revela um estudo da Universidade de Portsmouth, no qual os seus participantes conseguiram distinguir vários tipos de sorriso apenas pelo som da voz.


3. Estimula o cérebro


A actividade desencadeada pelo riso coloca ambos os hemisférios cerebrais em ação. Isto liberta a mente da tensão e stress psicológico e torna-a mais desperta para o que a rodeia, assim como para reter informação.


4. Rejuvenesce


O riso é uma das melhores estratégias para reduzir a ansiedade, mas funciona, também, como um poderoso anti-idade. Uma gargalhada frequente pode rejuvenescê-lo entre 1,7 e oito anos, defendem Michael Roizen e Mehmet Oz, autores de «You - Manual de Instruções».


5 Liberta-o


Rir é vital para o ser humano, funcionando como o comando «reiniciar no computador», afirma Yoji Kimura, professor japonês que criou um aparelho para medir o riso por meio dos movimentos do diafragma.


E são as crianças quem riem mais livremente, com dez «Ah» por segundo, cerca do dobro do que emite um adulto.


6. Exercita o corpo


Se o sorriso se limita aos músculos da face, uma boa gargalhada fortalece outros pontos do organismo. É o caso do diafragma e da zona abdominal cujos benefícios são vastos, tanto em nível do tônus muscular como até na melhoria da digestão ou trânsito intestinal.


7. Combate o stress


O pensamento positivo é o passaporte para uma vida feliz. Como consegui-lo? Sorrindo. Além de ajudar a eliminar o stress, o sorriso pode ajudar na recuperação da depressão.


Ver imagens positivas, como o sorriso superior, fortalece os pensamentos positivos, diz Freitas-Magalhães, psicólogo".











4 comentários:

  1. Seu blog está lindo, iluminado!!! Parabéns amiga! Ele é o reflexo de sua alma saudável!!! Beijinhos iluminados de sua amiga do ladinho de cá!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem Tida! Também acredito nos benefícios que o Sorriso traz para nossa vida (tanto físicos, quanto mentais e espirituais) e por esse motivo que me dedico a divulgá-los. Esteja convidada à visitar meu blog ESPAÇO DO RISO no http://doutorrisadinha.blogspot.com e continue divulgando os benefícios do Riso.
    Abraços, SORRIA E TENHA UM BOM DIA
    Marcelo Pinto (Doutor Risadinha)

    ResponderExcluir
  3. Excelente Tida!Sim,sorrir só nos traz beneficios. Também parabenizo-a pela linda homenagem a sua mãe,como ela é merecedora disto!Parabéns!
    Heloisa

    ResponderExcluir
  4. Tida, desfrutar de sua pagina é um privilegio. Degustar suas palavras é um breakfast of the Goods. Bom demais!!!!!

    ResponderExcluir

Leia e comente. Acato idéias, sugestões, críticas e sua opinião só irá me ajudar a crescer.
Obrigada
:)*