quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Rapidez/Movimento



Na era, em que se vive, o movimento é a palavra chave. Nada fica estático. Tudo se move. De um pensamento que não para a uma folha que cai, a vida não dá trégua. Tudo gira e se move numa rapidez surpreendente e nem se tem o tempo necessário para assimilar tais mudanças. É uma pena. A rapidez, penso eu, é um dos males da vida moderna.

Essa tal rapidez exige de nós uma agilidade mental que nos deixa atordoados. O tempo de pensar é curto demais, quase não há; o refletir deu lugar à exatidão;  o enxergar agora é ver depressa; decidir no ato, improvisar sem medo de errar. Pobres de nós, seres humanos!

Outro dia, encontrei-me com um ex-aluno e sempre que o encontro tem uma novidade a me contar sobre um novo emprego. Dessa vez não foi diferente. Desde que o encontrei trabalhando, essa é a quarta atividade em que se 'aventura' e lá tudo é 'para ontem', disse-me ele. Simplesmente sai de um emprego e vai para outro, porque enjoa de ficar sempre no mesmo. Perguntei-lhe se não era pelo salário, porque, aí, a mudança seria até justificável, já que demonstrava ser uma pessoa ambiciosa, não acomodada, lutava por condições de melhores condiçoes de vida. Mas, não! Enjoo, foi o que me respondeu. Fiquei um pouco assustada, pois, um rapaz novo, e não apenas ele, ainda, citou-me outros colegas que, numa mesma área, mudaram-se para muitos setores em várias áreas no mesmo trabalho, jurídico, várias vezes.

Realmente, não se estão dando o tempo necessário para se habituarem ou gostarem de suas atividades. Ou está havendo muita oferta e pouca demanda no mercado. A ansiedade tomou conta, também, dos jovens que se acham perdidos em meio a essas mudanças que vêm ocorrendo de maneira muita rápida tanto em seu universo como no todo em que vivemos.

Na comunicação oral, poucas são as pessoas que sabem ouvir, principalmente aquelas que o são, por natureza, detalhistas, prolixas, carentes de ouvidos afetuosos e amigos. Todos querem economia de palavras, agilidade da expressão e do pensamento. É a rapidez forçando o mundo a girar em alta velocidade.

Até a oração passou a ser rápida. Adentrou-se pela internet, saiu da contemplatividade, meditação, silêncio e alcançou o burburinho das canções com baterias, guitarras, vozes agudas, sons estrondosos.

A rapidez subistituiu a lentidão, morosidade, necessárias em certos períodos, ciclos de uma vida para se alcançar a serenidade que possibilita o exercício da calma e paciência. Não há como voltar atrás. Há que se adaptar nossos valores aos da vida moderna e viver o menos rapidamente!

Será, ainda, possível? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia e comente. Acato idéias, sugestões, críticas e sua opinião só irá me ajudar a crescer.
Obrigada
:)*