quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O saudável benefício das lágrimas

Uma mensagem da Dra. Judith Orloff

Durante mais de vinte anos, como médica, testemunhei, vezes sem conta, o poder curador das lágrimas. As lágrimas são a válvula de libertação para o stress, tristeza, luto, ansiedade e frustração. Do mesmo modo, podeis ter lágrimas de alegria, digamos, quando nasce uma criança ou de alívio passada uma dificuldade. Na minha própria vida, eu Sou grata quando posso chorar. É uma sensação de limpeza, uma maneira de purgar as emoções reprimidas, para que não se alojem no meu corpo como sintomas de stress, tais como fadiga e dor. Para permanecer saudável e libertar o stress, eu encorajo os meus pacientes a chorar. Tantos nos homens como nas mulheres, as lágrimas são um sinal de coragem, força e autenticidade.
 
Em Liberdade Emocional, eu discuto os numerosos benefícios para a saúde das lágrimas. Tal como o oceano, as lágrimas são água salgada. De um modo protector, elas lubrificam os nossos olhos, removem irritações, reduzem as hormonas do stress e contêm anticorpos que lutam contra os micróbios patogênicos. Os nossos corpos produzem três tipos de lágrimas: de reflexo, contínuas e emocionais. Cada tipo tem diferentes papéis curativos. Por exemplo, as lágrimas de reflexo permitem que os nossos olhos limpem as partículas nocivas quando eles estão irritados pelo tabaco ou exaustos. A segunda espécie, as lágrimas contínuas, são produzidas com regularidade para manter os nossos olhos lubrificados – estas contêm uma substância química chamada “lisozima”, que funciona com um anti-bacteriano e protege os olhos das infecções. As lágrimas, também, viajam para o nariz por meio do canal lacrimal para o manter húmido e livre de bactérias. Normalmente, depois de chorarmos, a nossa respiração e o ritmo cardíaco diminuem e entramos num estado biológico e emocional mais calmo.
 
As lágrimas emocionais têm benefícios especiais para a saúde. O bioquímico e “perito em lágrimas”, Dr. William Grey do Centro Médico de Ramsey, em Mineapólis, descobriu que as lágrimas de reflexo contêm 98% de água, enquanto as lágrimas emocionais contêm, também, hormonas de stress que são excretadas pelo corpo por meio do choro. Depois de estudar a composição das lágrimas, o Dr. Frey descobriu que as lágrimas emocionais vertem estas hormonas e outras toxinas que se acumulam com o stress. Estudos adicionais sugerem, ainda, que chorar estimula a produção de endorfinas, as nossas hormonas do “bem-estar” e analgésicos naturais. Interessantemente, os humanos são os únicos animais que derramam lágrimas emocionais, embora seja possível que os elefantes e os gorilas, também, o façam. Outros mamíferos e, ainda, os crocodilos de água-salgada produzem lágrimas de reflexo que são protectoras e lubrificantes.
 
Chorar faz-nos sentir melhor, mesmo quando um problema persiste. Adicionalmente à desintoxicação física, as lágrimas emocionais curam o coração. Vós não quereis reter as lágrimas. Algumas vezes os pacientes dizem “Por favor, desculpe-me por chorar. Tentei imenso não o fazer. Faz-me sentir fraco”. O meu coração sai do peito para eles quando ouço isso. Eu sei de onde vem esse sentimento: dos pais que se sentiam desconfortáveis com as lágrimas, da sociedade que nos diz que somos fracos por chorarmos – em particular que “os homens poderosos não choram”. Eu rejeito essas noções. O novo paradigma esclarecido a respeito do que constitui um homem ou uma mulher poderosos é o de alguém que tem a força e a auto-consciência para chorar. Estas são as pessoas que me impressionam, não aquelas que se escondem atrás de uma fachada de macho ou de falsa bravata.
Tentai deixar ir as concepções fora de moda e não verdadeiras sobre o choro.
 
É bom chorar. Ajuda-nos a remover, emocionalmente, a tristeza e o stress. O choro é, ainda, essencial para resolver o luto, quando ondas de choro nos chegam, regularmente, depois de experimentarmos uma perda. As lágrimas ajudam-nos no processo de perda, para que possamos continuar a viver com o coração aberto. De outro modo, se suprimimos estes fortes sentimentos criamos depressões. Quando um amigo pediu desculpas, por se enrolar no chão em posição fetal, a chorar, deprimido depois de um romance falhado, eu disse-lhe: “As tuas lágrimas abençoam o meu chão. Não há nada para desculpar.”
 
Tenho sido uma entusiasta do choro durante anos. Durante o meu internato em Psiquiatria na UCLA, quando os meus supervisores e eu víamos vídeos meus com pacientes, eles notavam que eu sorria quando um paciente chorava. “Não é apropriado”, diziam. Eu discordava então; ainda discordo. Eu não sorria por os meus pacientes estarem deprimidos ou a sofrer. Eu sorria, porque eles estavam, de modo corajoso, a curar a depressão ou outras dificuldades emocionais com as lágrimas. Eu estava feliz pelos seus avanços. Também na minha vida, eu adoro chorar. Eu choro sempre que posso. Gostaria de poder chorar mais. Graças a Deus os nossos corpos possuem esta capacidade. Espero que possais, também, apreciar esta experiência. Deixai as vossas lágrimas fluir para purificarem o stress e a negatividade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia e comente. Acato idéias, sugestões, críticas e sua opinião só irá me ajudar a crescer.
Obrigada
:)*