segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Solidão



A solidão nos faz bem na maioria das vezes. No entanto, envereda-nos por caminhos indesejáveis. Sempre li que estar sozinho é bom, é necessário, enriquece-nos a alma, faz-nos conhecer melhor a nós mesmos, principalmente, quando acompanhada de momentos de meditação.

A solidão, porém, deixa-nos frágeis, sensíveis e, por mais que queiramos ser fortes, a fraqueza nos acompanha em momentos de angústia. Nas muitas oportunidades em que me senti só, pude notar que não nasci para viver sozinha, não no sentido matrimonial, mas no da fraternidade, companheirismo, familiar, da amizade. Conversar, dialogar, trocar ideias, estar ao lado de alguém, mesmo em silêncio, é não estar só.

A TV facilitou muito a vida dos solitários. No início dos anos 60, veio para nossa casa e todos ficamos muito encantados com as imagens miraculosas que chegavam naquela pequena janela que dava para o mundo. Faz companhia para os idosos, doentes, acamados, que moram sozinhos aprisionados em seus apartamentos ou mesmo em suas casas...o simples apertar um botão já os deixa antenados com o que acontece com o mundo inteiro e a voz que sai da telinha é uma companhia. 

A internet é, também, outra arma muito poderosa para os que se sentem sós. Aos que sabem usá-la, é uma maravilha, pois, descobre-se o mundo no computador sem precisar sair de casa, mas, perigosa para aqueles que vêm nela sua tábua de salvação, especificamente, quando se fala em sites de relacionamneto. É comum ficar sabendo pelos jornais, revistas ou mesmo pela TV que jovens casais se conheceram nesses sites e está cada vez mais comum em nossos dias tal prática que facilitou demais a vida de pessoas que buscam um parceiro(a)  a qualquer preço.

Acho tudo isso muito perigoso. Existem pessoas que não conhecem uma boa conversa, um bom papo. Querem a todo custo que a 'web cam' seja aberta, em caso de skype, msn e outras redes sociais. Se não a tiver, o papo, automaticamente, é interrompido. E onde fica a conversa? A fuga da solidão para aqueles que querem apenas uma palavrinha de amizade? Naturalemente não é ali que se vai encontrar companhia. É complicado, de extremo mal gosto e grosseiros atos dessa natureza. Definitivamente, em minha opinião, a internet não é o melhor lugar para se fazer amigos, com raríssimas exceções.

Quanto à solidão, não há como fugir. É fácil se encontrar com ela e difícil se sair dela, com todas as propostas de ensaios relacionados a viagens, (des)encontros, leituras, terapias alternativas, participação em grupos. Essas atitudes amenizam a dor dos solitários, mas fazendo-nos a ronda diária estará a solidão.

O melhor é dar-lhe uma 'banana' e sair rodando meio literalmente a baiana...pode ser que, assim, a gente sacuda a própria vida, dê um mergulho nas profundezas do silêncio natural, coloque um Pink Floyd ou outro roqueiro dos bons para ouvir e faça como Bethoven, ouça o som do silêncio, que faz bem pra alma e repercute no batuque do coração, avisando-nos que há vida do outro lado da solidão.

3 comentários:

  1. Minha QUERIDA!
    Voce transformou em palavras...e lindas, tudo o que tenho sentido...e me entristecido há um bocadinho de tempo.Ficar sozinha sempre me foi necessário! Para ler...filosofar sozinha nos afazeres domésticos...ou mesmo para ficar quieta.Mas...ultimamente tenho me sentido triste...e coisa raríssima chorado muito ...O seu texto me ajudou a encontrar o motivo! E mais um motivo para filosofar...reagir e tomar providências! MUITO OBRIGADA. MALU

    ResponderExcluir
  2. Amigo blogueiro.
    Participe da brincadeira "Kálaprígunta" do blog do Macaco Xipan Zeca.. Descobrindo a ( PALAVRA-CHAVE ).
    Que se descoberta por ti devera ser enviada ao e-mail "affrontato@hotmail.com"
    Obs:- O E-MAIL QUE PRIMEIRO CHEGAR COM A RESPOSTA CERTA DA PALAVRA CHAVE GANHARA ALÉM DA MINHA ADMIRAÇÃO;
    *Um lindo BANNER para BLOGSPOT à sua preferência e escolha ou Uma linda montagem fotográfica... Ambos "Design By Tatto" ****

    Participe e também convide SEUS AMIGOS blogueiros à participar, não tem restrições o intuito da brincadeira é pura e simplesmente para divulgar meu trabalho e compartilhar ainda mais com a comunidade da blogsfera a se unir.

    "Agarânthiu que o presente é de muito bom gosto"

    "Vamos brincar pra deixar mais leve nossas mentes, mais generosos nossos corações e mais iluminada nossas vidas."

    PARTICIPEM
    Um abraço de agradecimento a todos
    Tatto...

    http://xipanzeca.blogspot.com/
    Passe essa idéia pra frente - Obrigado

    ResponderExcluir
  3. parece que a solidão é mesmo o melhor encontro que temos conosco. Mas como a vida é feita de encontros e desencontros, os tidos com as outras pessoas também podem servir de bons aprendizados, como você bem disse.
    Bjss

    ResponderExcluir

Leia e comente. Acato idéias, sugestões, críticas e sua opinião só irá me ajudar a crescer.
Obrigada
:)*