sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Justiça ou Direito? Ficção ou Realidade?

Brasil! Ficção ou realidade? Justiça ou Direito?Os cristãos dizem que Deus criou os céus e a terra. Os homens e o infinito. Enviou-nos seu Filho para nos redimir dos pecados e nos deu a tábua das leis, pelas mãos de Moisés, seu servo. Que foi feito dessa herença?
Num país em que 32 milhões de seus habitantes vivem sem alcançar as necessidades vitais básicas, há que se pensar racional e friamente na justiça e no direito de todos e para todos. Embora os fatos cotidianos nos digam não, existe a justiça e existe o direito, e o Brasil é uma realidade. Pela lei natural da vida, vencem os mais fortes e os mais poderosos, isto é, os homens de fibra e fortes de caráter e espírito. Esses jamais serão vencidos. Assim, as leis são aplicadas sim, e a justiça acontece, mesmo que a tendência do homem de hoje, principalmente do brasileiro, seja se deixar levar pelos fatos apresentados na mídia. Mas é uma visão incorreta da realidade que se nos apresenta.
A justiça, simbolizada pela balança, representa o equilíbrio do homem ao julgar seu semelhante. O direito de qualquer cidadão é respeitado simultaneamente ao cumprimento das leis e não devemos confundi-lo com educação, que cada um recebe de maneiras diferentes. Num mundo desequilibrado economicamente e cuja sociedade é assolada pela violência, os cidadãos são levados a criar preceitos pessoais e a vivenciá-los. É preciso, no entanto, refletir esse posicionamento e acreditar que, mesmo havendo violação dos direitos humanos e o desrespeito à cidadania, o direito do homemé sagrado. E a justiça, muitas vezes, opera no sentido de garantir a liberdade e a crença de cada um.
Justiça ou direito, ficção ou realidade? Para o homem consciente há justiça e direito, para o cidadão do mundo realidade, que vai se firmando em pensamentos e ações coerentes, equilibrados e livres na construção de um mundo mais justo e na cidadania, direito de todos.

3 comentários:

  1. Adorei seu blog, cheio de depoimentos falando de pessoas tão queridas.Afinal nos conhecemos há muitos anos,somos vizinhas e o tempo e o amadurecimento nos aproximou.Foi preciso nos distanciar os problemas surgirem e a necessidade para descobrirmos uma amizade tão bonita.Que Deus proteja esta amizade porque o que é para sempre dura uma vida inteira.Bjos...Mariléa

    ResponderExcluir
  2. Quem dera que no Brasil existisse justiça para todos...até para aqueles do Planalto!
    Seu blog está super legal!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Justiça e direito bom amiga...quando andam juntas...
    Grande beijo.

    ResponderExcluir

Leia e comente. Acato idéias, sugestões, críticas e sua opinião só irá me ajudar a crescer.
Obrigada
:)*