sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Lembranças


 "Tem dias que a gente se sente/ Como quem partiu ou morreu/A gente estancou de repente/Ou foi o mundo então que cresceu"...

Sempre adorei uma música, principalmente, se boa, agradável, sensível, harmoniosa, melódica! Fui criada  em ambiente musical. Minha mãe era contralto, sou mezzo soprano e em casa todos somos afinados e gostamos de música. Lembro-me de que, ao ouvir uma clássica, ela identificava o compositor. Era uma mulher brilhante! Baixa, olhos expressivos, quando moça foi bastante bonita! Inteligente, sem estudo, ledora e cinéfila. Tenho a quem puxar! Não concluiu seus estudos, porque alguns anos antes de ir para o internato, perdeu uma irmã durante a famosa gripe espanhola! Meu avô, receoso de perder a segunda filha, deu-lhe um outro tipo de educação: tocava bandolim, costurava admiravelmente bem, cozinhava os mais deliciosos pratos, bordava, criou junto a meu pai seus sete filhos e todos se formaram e bem! Nós três últimos, fomos considerados gravidez de risco. Era muito devota e afirmava que se Deus lhe enviou os filhos, um jeito Ele daria para que sobrevivessem.

Sou a sexta! Imaginem, após cinco, numa família pobre! Mamãe não era dessas mulheres beijoqueiras,de muito chamego, mas conquistava a todos com seu alto grau de espiritualidade. Proseava com facilidade e transitava em todos os assuntos com firmeza e segurança. Era de trabalhar demais, fazia tachos de goiabada, doces de abóbora cristalizados, pães recheados, broas maravilhosas e um tutu de dar água na boca! Infelizmente não nos ensinou nada ou nós não sentimos o prazer de aprender. Agradava oferecendo-nos pratos deliciosos.

Aos 89 anos ficou cega e viveu até os 93 na escuridão e de nada reclamava. A princípio sentiu muito, depois penso que se habituou, como somente os idosos com sua sabedoria sabem fazer. Recordo-me dela com clareza e muita saudade. Tínhamos nossas desavenças, porém ela não deixava que ninguém fosse dormir com raiva um do outro, tanto que até hoje seguimos essa lição. Adorava fruta-de-conde, manga, água (nunca bebeu um refri na vida, dizia que não gostava), macarronada e de uma boa feijoada. Gostava de uma comidinha simples.

No último dia de sua vida, ainda lúcida, queria 'degustar' frango. À noite, antes de passar mal, ela o provou. Não queria ir para a UTI, mas nessa hora sua vontade não foi feita, apesar de muito paparicada por toda família. Era a matriarca. Internou-se às 19h e, no dia seguinte, após eu entregá-la, partiu serenamente.

É triste se saber órfã! É triste não ter a quem chamar de papai ou mamãe, quando se chega de uma viagem, da rua, ou mesmo pedir sua opinião numa decisão importante. E quando se tem algo, uma palavra do fundo do coração nos encoraja! Lidar com as perdas não é fácil, temos que enfrentá-las.

Hoje a melancolia está impregnada em mim. Talvez seja o tempo, abafado, talvez seja o cansaço da físio, talvez o encontro com o médico, meio preocupado. Não sei, só sei que Chico retratou, mesmo em tempos diferentes, o jeito que me sinto agora!

Lembrei-me de mamãe e do que escreveu Drummond..Por que Deus permite/ que as mães vão-se embora?/ Mãe não tem limite,/ étempo sem hora/ luz que não apaga/ quando sopra o vento/ e chuva desaba,/ veludo escondido/ na pele enrugada,/ água pura, ar puro,/ puro pensamento./ Morrer acontece/ com o que é breve e/ passa/ sem deixar vestígio./ Mãe na sua graça,/ é eternidade./ Por que Deus se lembra-mistério profundo-/ de tirá-la um dia?/ Fosse eu Rei do Mundo,/ baixava uma lei:/ Mãe não morre nunca,/ mãe ficará sempre/ junto de seu filho/ e ele, velho embora,/ será pequenino/ feito grão de milho.

4 comentários:

  1. Minha irmã expressou tudo a respeito da mamae e muito bem, pela facilidade que tem em escrever...
    Mamãe foi uma mulher forte, enérgica , onde soube, apesar de pouco estudo, manter a familia unida, deu estudo para todos e sua herança, foi viver com simplicidade, responsabilidade nos nossos atos, honestidade em em nossas atitudes.
    Uma mulher simples, forte, iluminada!!!
    Um exemplo para nós, seus filhos.....
    Deixou-nos o seu exemplo e muitas saudades....
    Ela e papai foram nossos melhores exemplos de pais e de vida...

    ResponderExcluir
  2. Li e gostei ! Fico a imaginar que doçura de pessoa foi sua mãe, no trato com carinho e amor para com os filhos. A natureza comanda e está em tudo (...), assim que ela chegou lá, imagino que haveria um frango assado recheado, aquele cheiro gostoso da comida à mesa, tudo do bom e do melhor esperando por ela ( ! ).

    ResponderExcluir
  3. Comovente o que você escreveu minha amiga!
    Principalmente, quando o assunto é MÃE.
    Palavra doce e serena.
    Sinto-me, ainda protegida e amparada, por esta figura maravilhosa, nos seus 83 anos.
    Parabéns pelo seu blog!!!
    Vá em frente, tens gabarito para muito mais...
    Bjos. Elm@

    ResponderExcluir
  4. HOLA TIDA.
    ADOREI A LEMBRANCA DE SUA MAE
    A PENA DE ESE DIA FEZ QUE VC.
    SE ILUMINARA E DEU PARA NOS O
    MELHOR DE VC. OBRIGADA !!!

    ResponderExcluir

Leia e comente. Acato idéias, sugestões, críticas e sua opinião só irá me ajudar a crescer.
Obrigada
:)*